Programas
Aprendiz Legal
O Aprendiz Legal é um programa que insere jovens no mundo do trabalho e cria oportunidades reais para eles se qualificarem profissionalmente, priorizando também seu desenvolvimento social e humano. Foi concebido pela Fundação Roberto Marinho e se apoia na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem. A GERAR é a responsável pela implementação do Programa nos Estados do Paraná e Santa Catarina.
O Aprendiz Legal é conduzido por uma metodologia pensada para conectar a aprendizagem do aprendiz que se dá nos encontros de formação teórica, na prática da empresa, na escola e no seu cotidiano, com articulação da experiência do trabalho como eixo condutor de sua proposta educativa.
Com a prática sendo objeto principal do currículo, ela se desenvolve norteada pelas diretrizes da Lei de Aprendizagem e pelos pressupostos pedagógicos da Metodologia Telessala.
Programa CIPA
A Benex Beneficiamento Têxtil possui uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que um programa/instrumento pelo qual os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho.
A constituição de órgãos dessa natureza dentro das empresas foi determinada pela ocorrência significativa e crescente de acidentes e doenças típicas do trabalho em todos os países que se industrializaram.
A CIPA é composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.
OBJETIVOS
O objetivo básico da CIPA é fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A CIPA também tem por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de risco, com a participação do maior número de trabalhadores e com a assessoria dos administradores da empresa.